Estratégias para otimizar os custos e aumentar as vendas |
Bom dia, boa tarde ou boa noite...como vocês vão? Nem sei se alguém vai ler, faz tempo desde a última vez que postei alguma coisa, mas enfim, vamos lá.
Você sabe o que é Marketing, e o que um Mercadólogo faz? Pois é, o profissional de Marketing se chama Mercadólogo, e não, marketeiro, e não, nós não somos bandidos, risos. Assim como qualquer outra profissão de gestão, temos acessos a ferramentas (estratégicas), que levam a conquista de um objetivo, e tem gente que usa para o bem ou para o mal, como se fosse a força Jedi.
Vou tentar resumir o que o Mercadólogo faz e como atua. Vamos lá: nós atuamos em cima das necessidades e desejos do mercado e dos clientes, atuamos para sanar esse "problema". Estudamos o mercado de uma forma geral e aplicamos estudos, pesquisas e ferramentas para atingir um objetivo dentro de uma empresa, pessoa, marca, político, famoso...Seja lá o que for, nós conseguimos aplicar nossas estratégias. Veja bem, estratégia e não golpe de marketing, no marketing bem feito, nada é por acaso.
o Marketing possui 4 grandes pilares (alguns autores falam em 6 ou 8...mas vamos nos ater aos 4), são eles PRODUTO, PREÇO, PRAÇA e PROMOÇÃO.
PRODUTO - é o que você oferta, é o elo de ligação da empresa com o cliente. Estudamos embalagem, cores, uso, forma, sabores...Pesquisas de satisfação.
PREÇO - é quanto vai custar, estudamos e pesquisamos custos fixo, custos móveis, insumos, todos os custos que envolvem todo o processo.
PRAÇA - é como o produto vai chegar ao cliente, ou seja, transporte (avião, barco, moto, caminhão, carro, charrete...), como vai ser estocado, qual o melhor lugar para vender, até dentro dos pontos de venda, atuamos para o produto estar disponível sempre da melhor maneira.
PROMOÇÃO - é como o cliente vai ficar sabendo que aquele produto existe, e atende as suas necessidades e desejos, ou seja propaganda (não, nós não criamos as artes, nós fazemos a concepção quem de fato cria, são os publicitários), que é o que o cliente vê e acha que é o Mercadólogo que faz (anúncios online, outdoors, revistas, placas...enfim, tudo que você sabe que é propaganda), relações públicas (um trabalho bem feito de RP é muito importante), merchandising (ações visando venda ou alavancagem da imagem positiva da marca, dentro dos pontos de venda...ou seja, aquela árvore de natal feita de caixa de panetone dentro do mercado, é uma forma de merchandising), eventos...
Então, essa é uma forma resumida do que fazemos. Todas as nossas ações são pensadas para otimizar custos e aumentar vendas, falando de uma forma bem direta. Então, nós não somos criadores de peças, nós não mexemos em corel draw ou photoshop (podemos até mexer, mas não estudamos pra isso e nem somos os mais indicados para tal). Pensamos o seu negócio/produto, de uma forma mais macro, pesquisamos, analisamos, definimos os problemas, traçamos um objetivo, como chegaremos, o que faremos, quanto vai custar, em quanto tempo...Nós somos a cabeça, somos a estratégia!
Um planejamento de Marketing bem feito, pode traçar o caminho para onde você quiser. Basta ter paciência, inteligência e persistência!
Obrigado por ter chegado até aqui, acho que acabei falando demais...
Dúvidas e sugestões, entre em contato!
Abraços e até a próxima! ;)
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